logo 285 180
enviar3InstagramFacebookdownloadscontato
tarja
  • topo1
  • topo2

Certificação FSC®

O que é o FSC®

É o selo de certificação florestal mais respeitado hoje no mundo.

O FSC® - Forest Stewardship Council®, ou em português, (Conselho de Manejo Florestal), é uma organização independente que estimula a utilização ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável das florestas. É hoje a organização mais reconhecida em todo o mundo, com presença em mais de 75 países.

 

Como atua o FSC®

  • Desenvolve princípios e critérios para a certificação
  • Credencia organizações certificadoras especializadas e independentes
  • Apoia o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal

 

Porque usar papel e Produto certificado FSC®

Segundo a ABIGRAF - Associação Brasileira da Indústria Gráfica, 100% do papel produzido do Brasil provém de florestas cultivadas. Então vem a pergunta, por que utilizar papel certificado FSC®? Porque os critérios do FSC® vão muito além da utilização de florestas plantadas. O FSC® exige controle de emissão de efluentes, a preservação da fauna e flora nativa, exige a garantia da preservação dos direitos dos trabalhadores e da comunidade envolvida, entre outras exigências.

 

O FSC® e o consumidor final

Utilizando produtos que possuam o selo FSC®, o consumidor final contribui para o uso mais consciente dos recursos naturais, garantindo um desenvolvimento ecologicamente responsável, socialmente justo e economicamente viável, e estimula, ao mesmo tempo, práticas de um consumo que gere menor impacto ambiental, sem pagar nada a mais por isso.

 

Certificado de cadeia de custódia do FSC®

A certificação de cadeia de custódia permite colocar o selo FSC® no produto final. O selo orienta o consumidor sobre a origem da matéria prima que deu origem aquele produto (em nosso caso o papel). Quando se identifica o selo FSC® em um produto impresso, sabe-se que a floresta da qual ele se origina esta sendo explorada de acordo com a lei e de uma forma correta do ponto de vista ambiental, social e econômico.

Isso diferencia o produto e consequentemente a empresa que o adota.